Vereadores foram a Pacaraima para tratar sobre reflexos da imigração em Boa Vista

por milene — publicado 12/02/2020 13h32, última modificação 12/02/2020 13h32
Um plano de policiamento integrado e ostensivo será implantado nos próximos dias no município de Pacaraima (distante a 214 quilômetros de Boa Vista). A medida foi tomada após uma comissão parlamentar da Câmara Municipal de Boa Vista realizar nesta terça-feira, dia 11/2, uma visita a localidade com objetivo de buscar uma solução para o conflito enfrentado na região, após crescente imigração venezuelana.

Temas como insegurança pública, assistência à saúde e melhorias na educação foram discutidos com as autoridades municipais, estaduais e federais.

Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mauricélio Fernandes, os vereadores Ítalo Otávio, Renato Queiroz, Albuquerque, Dra. Magnólia e Pastor Jorge, além da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Exército Brasileiro e Ministério Público de Roraima – Comarca de Pacaraima.

O Presidente da Câmara de Boa Vista, Mauricéio Fernandes, destaca que a ida dos parlamentares ao município fronteiriço foi ocasionada após conflitos ocorridos na região. “Temos acompanhado com atenção essa situação, e o prefeito do município de Pacaraima nos convidou a vir para que juntos possamos unir forças para sanar essa questão. Foi um encontro importante onde traçamos metas de combate, vamos levar essa discussão até o Ministério Público de Pacaraima, onde já temos uma próxima reunião marcada para o dia 19. Nós, como ente político, não podemos ficar de braços cruzados, porque este não é só um problema dos moradores de Pacaraima, mas sim de todos que moram em Boa Vista”, finalizou Mauricélio.

A professora Lira Ferreira, disse que o refugiado da Venezuela é bem-vindo, mas é preciso ter um controle de quem entra no Brasil. “Não existe domínio das pessoas que entram com boa intenção para o país. Quem quer ser refugiado, faz todo procedimento com o Exército Brasileiro e Polícia Federal, mas quem não quer, pode entrar e sair do país livremente sem se identificar, e há muitas pessoas que vêm cometer crimes. Não tivemos aumento no número de escolas e unidades de saúde, os serviços estão sobrecarregados e esperamos que esses problemas possam acabar.” - disse a professora.

Já o morador de Pacaraima, o empresário Rogério Aragão, destacou que o governo municipal não tem condições de atender as necessidades de saúde e educação, além de reforçar que a segurança pública está prejudicada na região.

Moradores de Pacaraima começaram uma onda de protestos por toda cidade após um venezuelano ter sido preso suspeito de estuprar uma adolescente, na última sexta-feira, 7/2. Eles chegaram a bloquear parcialmente ruas de acesso à cidade, mas foram orientados a liberar o local pela Polícia Rodoviária Federal.

A Polícia Federal com os demais órgãos de segurança pública devem implementar um policiamento ostensivo e intensificar as investigações para inibir a atuação de facções criminosas.

Texto: Iury Carvalho