Vereadores de Boa Vista aprovam alteração na Lei Orgânica do Município
Em segundo turno, os vereadores de Boa Vista aprovaram nesta terça-feira, 7, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que visa estender os prazos para a Prefeitura enviar à Câmara as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA), e o Plano Plurianual (PPA).
Em mensagem aos vereadores, o Poder Executivo justificou que as mudanças serão para “ter como base a prévia do orçamento da União, o qual prevê os recursos a serem repassados aos municípios”.
Para o PPA, a emenda mudará o prazo para entregá-lo à Câmara, de quatro para até três meses antes do fim do primeiro ano de mandato do prefeito. Por sua vez, o tempo para a Prefeitura entregar a LOA passará de quatro para até três meses antes do fim de cada ano.
Por fim, a LDO poderá ser entregue aos vereadores até seis meses antes do fim de cada ano - na lei ainda vigente, o prazo é de até oito meses.
Segundo o vereador Zélio Mota (PSD), líder do Executivo na Câmara, a alteração facilitará o planejamento do orçamento municipal, acompanhando os índices de crescimento do Estado e do Brasil. “Isso vai facilitar a elaboração dessas peças que norteiam o desenvolvimento municipal e o orçamento público”, explicou.
LOM, LDO, LOA E PPA
A LOM equivale a uma constituição municipal. Por sua vez, a LDO estabelece as metas e prioridades da Administração Municipal, enquanto a LOA estima as receitas e fixa as despesas do orçamento municipal para o ano seguinte. Por fim, o PPA estabelece os programas, as ações e as metas físicas e financeiras da administração pública para quatro anos.