Políticas públicas para a comunidade LGBT serão tema de audiência pública da Câmara
Nesta terça-feira, 12, a partir das 9h30, no plenário Estácio Pereira de Mello, a Câmara Municipal de Boa Vista realizará uma audiência pública sobre políticas públicas para a comunidade LGBT. A ideia do evento surgiu por uma demanda institucional.
Associações e movimentos sociais LGBTT de Boa Vista protocolaram o pedido de realizar a audiência, o qual foi atendido pelo gabinete do vereador Professor Linoberg Almeida (Rede).
O parlamentar compartilhou a ideia com a então vereadora Aline Rezende (PRTB) e os vereadores Genival da Enfermagem (PTC) e Júlio Medeiros (Podemos), vice-presidente da Casa. Por unanimidade, o requerimento foi aprovado pelo Plenário, que autorizou o evento.
Linoberg destaca que dados mostram altos índices de violência, preconceito, discriminação e dificuldade de implementação de políticas públicas.
“É preciso discutir políticas públicas para garantir os direitos da população LGBT nas áreas de segurança, saúde, educação, trabalho, e com isso tentar diminuir os índices de violência, e estimular a população de um modo em geral a respeitar as diferenças de modo inclusivo”, declarou Linoberg.
Já estão confirmados no evento representantes de diversas instituições, como OAB/RR, Assembleia Legislativa de Roraima, Procuradoria Geral do Município, Sejuc/RR, Sesp/RR, Grupo DiveRRsidade, Ministério Público Estadual, UFRR e a Comissão Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT.
LGBT é a popular sigla que une Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, em diferentes tipos de orientações sexuais.
A sigla também é utilizada como nome de um movimento que luta, principalmente, contra a homofobia. O termo está em uso e variações inclusivas como LGBTT e LGBTTQI (com pessoas Queers e Intersex) se destinam a promover a diversidade das culturas baseadas em identidade sexual e de gênero na nossa sociedade contemporânea.