CMBV aprova em 1º turno distribuição da Caderneta de Saúde da Criança em hospitais privados
Depois de passar pelas comissões de Legislação, Saúde e de Economia da Câmara de Boa Vista, o Projeto de Lei 325/2018, do vereador Albuquerque (PC do B), que visa obrigar hospitais privados a distribuírem a Caderneta de Saúde da Criança à mãe que acabar de dar a luz ao filho, foi aprovado pelo plenário nesta quarta-feira, 31, em primeiro turno.
A proposta será discutida novamente em segundo turno, na próxima terça-feira, 6. Se aprovada, passar-se-á a depender da sanção da Prefeitura de Boa Vista para tornar-se lei municipal.
Segundo o projeto, a distribuição da caderneta visa orientar os pais do recém-nascido com informações básicas e necessárias de saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.
Na justificativa do PL, o vereador lembra que a caderneta “é um documento de suma importância para os pais iniciantes saberem qual é período certo de amamentar, quais vacinas devem ser aplicadas e o que fazer em caso de acidente doméstico”.
“Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, a caderneta também disponibiliza um espaço para que os pais acompanhem o desenvolvimento motor dos filhos”, completou Albuquerque.