Centenas de moradores do João de Barro participam da sessão itinerante da Câmara de Boa Vista
Centenas de moradores da ocupação João de Barro, localizada no bairro Cidade Satélite, participaram na noite dessa terça-feira da sexta sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Boa Vista, em 2017.
O evento reuniu sete vereadores e o mediador de conflitos dos conselhos municipal e estadual das Cidades, Ricardo Mattos, que esclareceu sobre o andamento da regularização da localidade.
Na sessão, os moradores elogiaram a iniciativa da Câmara e aproveitaram para pedir apoio para conseguir energia e água de qualidade, infraestrutura, segurança pública, escola e posto de saúde para a localidade.
“Somos aproximadamente 400 famílias aqui. Já passamos aqui de 15 dias sem água e energia”, relatou Arlindo Viana, de 65 anos, morador do João de Barro desde 2015. “A sessão itinerante é a oportunidade de colocar nossas questões, sensibilizá-los, fazer com que os vereadores sintam o que passamos”, finalizou.
Com as reivindicações, a Casa irá elaborar um relatório, que será encaminhado aos órgãos competentes como a Prefeitura de Boa Vista, Eletrobras e Caer. O documento servirá de base para os vereadores cobrarem as melhorias solicitadas pela população.
Um dos requerentes do evento, o vice-presidente da Câmara, vereador Júlio Medeiros (Podemos), garantiu que a Casa vai “dar as soluções para o problema energético e a todos os problemas” do João de Barro.
“Nós sabemos de vários problemáticas do bairro, mas nós temos o dever e a obrigação de vir in loco, verificar e ouvir o clamor dos moradores”, destacou o presidente da Casa, vereador Mauricélio Fernandes (PMDB), que também solicitou a sessão.
O presidente da associação dos moradores do João de Barro, Ademir Evangelista, ressaltou que a presença dos vereadores é de “suma importância”, para que os problemas da localidade sejam solucionados.
Morador da ocupação há quatro anos, o técnico de segurança do trabalho José Ribamar Moura afirmou que a sessão é um marco para o João de Barro. “A partir daqui, a localidade vai começar a se desenvolver”, disse.
No próximo dia 6, será a vez do bairro Jóquei Clube receber a sessão itinerante da Câmara. E, no dia 9, a Casa realizará o evento na comunidade indígena do Campo Alegre, no baixo São Marcos.