Câmara de Boa Vista aprova requerimento que pede informações sobre a fazenda São Marcos
Em turno único, a Câmara de Boa Vista aprovou por 18 votos, nesta terça-feira, 15, o requerimento 66/2017, dos vereadores Pastor Jorge (PSC) e Professor Linoberg Almeida (Rede), que solicita informações sobre o tombamento e a preservação do Conjunto Arquitetônico da Fazenda Nacional São Marcos.
O documento direciona o pedido à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), responsáveis pelo conjunto localizado na terra indígena São Marcos.
Durante a sessão desta terça-feira, Professor Linoberg citou o investimento de recursos federais na Fazenda Nacional. Entretanto, o patrimônio está “caindo aos pedaços”. Pastor Jorge, por sua vez, justificou que, com as informações, poderá tomar um posicionamento sobre a questão.
“Fizemos um requerimento ao plenário da Casa para que possamos recolher informações junto à Funai e ao Iphan sobre as condições de tombamento e preservação da Fazenda Nacional São Marcos, para que a gente possa avaliar quem são os responsáveis pela situação de preservação do patrimônio daquele espaço da sociedade”, destacou Professor Linoberg.