Câmara aprova em 1º turno a inclusão do aniversário do Campo Alegre no calendário municipal
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira, 28, em primeiro turno, projeto do vereador Vavá do Thianguá (PSD) que inclui no calendário oficial do Município a festa de aniversário da comunidade indígena Campo Alegre, localizado a 40 quilômetros da área urbana da capital.
A proposta deve ser discutida em segundo turno, nessa quarta-feira, 29. Se aprovada novamente, depender-se-á da sanção da Prefeitura de Boa Vista para tornar-se lei.
Conforme o projeto, as despesas da festa serão arcadas pelos organizadores do evento, comemorado anualmente em junho.
“Não há dúvida de que a comunidade indígena Campo Alegre contribuiu de forma determinante para a formação da cultura, hábitos e costumes da população de Boa Vista, afinal já ocupavam o Município quando aqui chegaram os primeiros desbravadores”, frisou Vavá.
Para o autor, a aprovação “representa mais uma conquista dos povos indígenas, por receberem o devido reconhecimento por suas contribuições à nossa cidade e a Roraima”, na cultura, na literatura e ao nome do próprio Estado.
“Nada mais é que o merecido o reconhecimento e homenagem às comunidades indígenas, em especial a comunidade indígena Campo Alegre, dada aos que em Boa Vista nasceram ou escolheram viver”, declarou o vereador.