Câmara aprova destina vagas de estacionamento para autistas
Na sessão desta quarta-feira, os vereadores aprovaram projeto de autoria da vereadora Aline Rezende, que obriga supermercados, hipermercados, shoppings e escolas a destinar vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) .
Conforme detalha a vereadora, as vagas deverão ser devidamente sinalizadas com o símbolo que identifica a pessoa com autismo, caracterizado por uma fita colorida em formato de quebra cabeça, além de placa indicando “vaga exclusiva para autistas”, respeitando ainda as especificações técnicas do desenho e traçado, em conformidade com as normas técnicas vigentes.
Aline Rezende justifica que familiares das pessoas que sofrem esse transtorno precisam estar em local próximo às saídas de estabelecimentos e escolas, uma vez, que dependendo do grau de TEA, autistas apresentam conduta agressivas e impacientes.
Segundo a vereadora, o objetivo é de minimizar algum constrangimento que possa surgir pelo comportamento do espectro autista devido as suas dificuldades.