Aprovados dois projetos do vereador Gildean Gari

por Milene — publicado 26/07/2023 11h29, última modificação 26/07/2023 11h29
Dois projetos do vereador Gildean Gari foram aprovados na Câmara Municipal hoje, 25/07. As matérias tratam sobre Educação financeira e segurança digital nas escolas da rede municipal de ensino.

Dois projetos do vereador Gildean Gari foram aprovados na Câmara Municipal hoje, 25/07. As matérias tratam sobre Educação financeira e segurança digital nas escolas da rede municipal de ensino.
A Semana da Segurança Digital nas Escolas deverá acontecer na terceira semana do mês de outubro, mês nacional da ciência, tecnologia e inovações.
O vereador Gildean Gari ressalta que entre os objetivos da Campanha, está o de promover o aprendizado do conceito de cibercidadania, estimulando os estudantes a desenvolverem senso crítico.
Também visa estimular a conscientização sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, como: abuso sexual virtual, cyberbulling, vazamento de dados pessoais, ação de criminosos e outras ameaças e ainda, promover a conscientização dos riscos à saúde física, psicológica decorrentes do uso das tecnologias digitais;
“Com o crescente avanço da tecnologia e inovações no município, precisamos estar atentos a possíveis riscos que surgem em decorrência aos avanços tecnológicos, e resguardar nossas crianças e adolescentes dos perigos pertinentes ao assunto, apoiando e orientando como usar a tecnologia de maneira saudável e positiva. Embora existam inúmeras coisas positivas a serem ditas sobre as crianças e adolescentes usando a tecnologia, há um grande número de desvantagens envolvidas no uso de tecnologias pelas crianças”, alerta.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Outro projeto de Gildean Gari aprovado pelos vereadores propõe a inclusão de conceitos sobre educação financeira na rede municipal de ensino.
A proposta é que o assunto seja abordado com alunos a partir do quinto ano com temas sobre finanças pessoais, classificação de receitas e despesas, montagem de orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamento (dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito, pix.
O vereador também recomenda que sejam estumadas as habilidades de reconhecimento de priorização das necessidades, planejamento e poupança para a concretização de planos e metas, negociação de compras, criação de fundo de reserva emergencial, noções básicas sobre juros em financiamentos e aplicações financeiras.
“Nossa proposta não é de criar qualquer disciplina e nem mesmo matéria na grade da rede de ensino municipal, mas propor diretrizes para que conceitos de educação financeira sejam abordados dentro da disciplina que melhor se alinhar a temática”, justifica.