Aprovado Projeto de Lei que institui o Janeiro Branco, em Boa Vista
Em segunda discussão e votação, a Câmara de Boa Vista aprovou por 13 votos nesta quarta-feira, 25, o Projeto de Lei 110/2017, do vereador Manoel Neves (PRB), que visa instituir, na capital, o Janeiro Branco. O texto segue para a sanção da prefeita Teresa Surita (PMDB).
A campanha no primeiro mês do ano será dedicada à realização de ações educativas sobre a saúde mental. Um dos objetivos do Janeiro Branco é esclarecer a população sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio.
O laço branco simbolizará o Janeiro Branco, o que permitirá aos órgãos públicos e particulares a participarem da iniciativa. Para esclarecer a sociedade, serão desenvolvidas durante o mês ações educativas, como palestras, seminários e cursos, em parceria com associações sem fins lucrativos, escolas e faculdades.
Ao elaborar o projeto, Manoel Neves citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em que apontam que problemas de saúde mental afetam não só Boa Vista, mas o mundo. Dez por cento da população mundial sofre com doenças, como depressão, ansiedade generalizada, esquizofrenia ou bipolaridade.
O projeto obteve pareceres favoráveis de três comissões permanentes: Legislação, Justiça e Redação Final; Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente; e Economia, Finanças e Orçamento.