Aprovado projeto de lei que institui faixa exclusiva para motos em semáforos
A Câmara de Boa Vista aprovou, em segundo turno, nesta terça-feira, 1º., por 12 votos, o Projeto de Lei 56/2017, do vereador Rondinele Tambasa (Podemos), que visa implantar faixa exclusiva para motocicletas nos semáforos da capital. A proposição segue para a sanção ou veto da prefeita Teresa Surita (PMDB).
A ideia, conhecida como “bolsão”, já existe em cidades brasileiras, como Belo Horizonte (MG), e consiste na demarcação, através de sinalização horizontal, de uma área entre a faixa de pedestre e a linha de retenção dos veículos.
Entre os objetivos do projeto, estão: a segurança de motociclistas e motoristas; maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; e, consequentemente, a diminuição do número de acidentes envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres nos cruzamentos.
“Tendo em vista que Boa Vista é a capital brasileira com o maior índice de acidentes envolvendo motociclistas, apresentei este projeto, o qual já foi testado e aprovado em outras cidades e capitais, reduzindo em até 40% o número de acidentes envolvendo motociclistas”, afirmou Rondinele Tambasa.
Antes de ir ao plenário, o projeto obteve pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, de Obras, Urbanização, Transportes, Habitação e Serviços Públicos, e de Economia, Finanças e Orçamento. Na primeira discussão, o texto foi aprovado por 15 votos.