Aprovado Projeto de Lei que cria o Ponto da Cultura nas praças de Boa Vista
Os vereadores de Boa Vista aprovaram nesta terça-feira, 20, em segundo turno, o Projeto de Lei 138/2017, de Vavá do Thianguá (PSD), que propõe a criação do Ponto da Cultura em cada praça da capital. O espaço visa entreter o público e promover a cultura, por meio de pequenas apresentações.
Com a aprovação no plenário, a proposta segue para a sanção da prefeita Teresa Surita (MDB). Se a lei for sancionada, um espaço em cada praça será delimitado, para que os mais variados artistas se apresentem voluntariamente
As apresentações deverão ser realizadas até às 22 horas e não poderão fazer apologia às drogas, álcool, homofobia, e discriminação de raça ou cor. As atividades não gerarão gastos aos cofres do Município.
Segundo o autor do projeto, o Ponto da Cultura vai valorizar principalmente os pequenos grupos locais, os quais poderão “despertar em nossas crianças o interesse pela arte e a cultura local”.
Para o vereador Vavá do Thianguá, “despertar no jovem o amor por nossas tradições, ritos, crenças e mitos é aguçar cada vez mais a identidade de nossa terra”, e a valorização da cultura é um meio de “resgate de nossos jovens”.
“O ponto da cultura vai dar oportunidade a novos talentos da cultura, da música, do teatro. Não vai gerar ônus ao Município, apenas será delimitado um espaço para que artistas mostrem seu trabalho e talento”, declarou.
Para ser votado no plenário, o projeto precisou da aprovação das comissões Legislação, Justiça e Redação Final, de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e de Economia, Finanças e Orçamento.