Aprovado PL que inclui campanha contra HIV/Aids no calendário municipal
A Câmara de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira, 18, em segundo turno, Projeto de Lei do vereador Professor Linoberg Almeida (Rede) que institui e inclui no calendário municipal a campanha Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
A campanha focará na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV/Aids. Os recursos das atividades serão obtidos em parcerias com empresas privadas ou governamentais, sem gerar custos à Prefeitura de Boa Vista.
Promovido no último mês do ano, o Dezembro Vermelho poderá ter palestras, atividades educativas, ações de sensibilização e conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas, materiais de mídia e iluminação vermelha nos prédios públicos.
Segundo Linoberg, o projeto surgiu devido ao aumento de casos de HIV/Aids em Roraima. “Há necessidade de incrementarmos ações de combate à propagação das infecções sexualmente transmissíveis”, defende ele na justificativa do PL.
A proposta só depende da sanção da prefeita Teresa Surita (MDB) para tornar lei municipal. Antes de ser votada, passou nas comissões de Legislação, de Educação, e de Economia da Câmara.