Aprovado em 1º turno, PL obriga fixação de informativos sobre a cidade nas paradas de transporte coletivo
A Câmara de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira, 2, em primeiro turno, Projeto de Lei do vereador Vavá do Thianguá (PSD) que obriga a fixação de informativos sobre a capital nos pontos de parada dos transportes públicos de uso coletivo.
A proposta será discutida em segundo turno na próxima terça-feira, 8. Se aprovada novamente, seguirá para a sanção da prefeita Teresa Surita (MDB).
Segundo o projeto, a Prefeitura de Boa Vista terá até 90 dias para adequar apenas as paradas que estão em construção ou reforma. Segundo o autor do PL, é uma forma de não gerar mais gastos ao Município.
Se a lei for sancionada, os informativos serão disponibilizados em português, espanhol e inglês, e poderão conter informações de itinerários, horários e valores da passagem dos transportes públicos, telefones de emergência, locais turísticos e mapa de Boa Vista.
As informações no material deverão ser escritas de forma clara e de fácil compreensão. O material deverá ser fixado em local de destaque, nos pontos de parada dos transportes coletivos das principais vias da cidade.
Ao elaborar o projeto, Vavá do Thianguá considerou o potencial turístico local, os 79 ônibus da frota boavistense que transportam diariamente 35 mil passageiros, e a quantidade de venezuelanos em Boa Vista, que já representa 10% da população da capital.
Para ser votado no plenário, o projeto precisou da aprovação das comissões de Legislação, de Transportes e de Economia.