Aprovada Semana de Prevenção e Combate ao AVC

por milene — publicado 12/02/2020 20h45, última modificação 12/02/2020 20h45
Na sessão desta quarta-feira, 12/02, foi aprovado projeto de autoria da vereadora Mirian Reis que institui a Semana de Prevenção e Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) em Boa Vista.

Na sessão desta quarta-feira, 12

Conforme a vereadora, o objetivo é conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cerebrovascular e constará de programação específica de atividades que serão desenvolvidas pelos órgãos públicos municipais de atenção à saúde, esporte e assistência social, com apoio do Conselho Municipal de Saúde.
As atividades serão realizadas dentro da semana que contempla o 29 de outubro, dia mundial de combate ao AVC, mas a data estabelecida para destinar ações preventivas e de conscientização no âmbito municipal é 27 de outubro.
A vereadora Mirian Reis lembra que segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o AVC é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 80% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados.
“ A cada ano, em torno de 17 milhões de pessoas são acometidas por AVC o que resulta na morte de mais de 6 milhões de pessoas e na incapacidade permanente de boa parte dos sobreviventes e precisamos promover mais ações e atividades voltadas para a prevenção, conscientização da população para reduzirmos a mortalidade”, conclui.