Câmara de Boa Vista aprova quatro projetos de lei do vereador Manoel Neves

por lucas93 — publicado 13/07/2017 14h24, última modificação 13/07/2017 14h24
Câmara de Boa Vista aprova quatro projetos de lei do vereador Manoel Neves

Foto: Alef Barros/Secom CMBV

A Câmara de Boa Vista aprovou, nesta semana, em segunda discussão, quatro projetos de lei do vereador Manoel Neves (PRB), os quais foram encaminhados para a sanção ou veto da prefeita Teresa Surita (PMDB).

Na última terça-feira, 11, o plenário aprovou, por 13 votos favoráveis, o PL 25/2017, que dispõe sobre a capacitação e a orientação dos servidores das creches municipais para prestação de primeiros socorros. Por sua vez, o 63/2017, aprovado por 14 votos, visa dar atendimento prioritário para os portadores de diabetes mellitus na rede de saúde, em Boa Vista.

Já na sessão da última quarta-feira, 12, a Câmara aprovou, por 11 votos, o projeto de lei 64/2017, que obriga a inserção de mensagem educativa de prevenção ao consumo de álcool e drogas em material escolar, em Boa Vista. O PL 69/2017, aprovado por 14 votos, propõe instituir a Semana Municipal de Prevenção de Combate e Prevenção ao Suicídio.

PL 25/2017 - A proposta, que visa capacitar e orientar os servidores das creches municipais a enfrentarem situações que exigem primeiros socorros, propõe que, para a execução da lei, a Prefeitura de Boa Vista firme parcerias com instituições públicas e privadas, como o Corpo de Bombeiros. Desta forma, as ações não gerarão ônus para o Município. “As pessoas, às vezes, engolem alguma coisa, comida, uma bala, uma moeda, e às vezes a família não sabe como agir”, justificou o autor do projeto.

PL 63/2017 -  Para Manoel Neves, o paciente com a diabetes mellitus “não pode esperar”. “É um assunto muito polêmico. A gente sabe da dificuldade que tem na área de saúde, a prioridade para atender, mas tem pessoas que precisam de urgência de um atendimento numa situação, como a diabetes”, declarou.

Conforme o projeto, locais como hospitais públicos e privados, centro de saúde, unidades de pronto atendimento e postos de saúde do Município terão que oferecer atendimento prioritário também aos pacientes com a diabetes mellitus.

PL 64/2017 - O projeto prevê que a Prefeitura de Boa vista inclua mensagens educativas de prevenção ao consumo de álcool e drogas nos materiais escolares de apoio pedagógico, distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação aos alunos das escolas municipais.

O texto ressalta que as mensagens devem ser didáticas e de fácil compreensão, de acordo com o nível de escolaridade a que o material se destina. “É uma forma de orientar e conscientizar os alunos, para que eles possam ficar longe e não se envolver com o álcool e as drogas, que vão trazer sempre prejuízo para eles”, explicou o vereador.

PL 69/2017 - A Semana Municipal de Combate ao Suicídio será realizada sempre na semana do dia 10 de setembro, data em que foi instituída o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

A iniciativa busca conscientizar a população acerca da valorização da vida, o que poderá contribuir para a redução dos casos de suicídio em Boa Vista. As medidas preventivas serão executadas através de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura, oficinas e filmes educativos.

O vereador Manoel Neves ressaltou que o projeto visa atingir, principalmente, o público em que é verificado maior potencial suicida, na capital. “Em Boa Vista, por exemplo, o índice de suicídios tem aumentando muito, principalmente jovens de 14 a 26 anos, e principalmente os homens, devido à angustia, à depressão que tem levado muitas pessoas a cometer o suicídio”, explicou.