Aniversários dos bairros de Boa Vista podem ser incluídos no calendário municipal

por lucas93 — publicado 09/05/2018 11h30, última modificação 09/05/2018 14h13
O projeto do vereador Júlio Medeiros pretende valorizar a história local e festejar as origens e a evolução histórica da capital, com ênfase nos bairros e moradores

Vereador Júlio Medeiros, autor do PL (Danielle Silva)

Os aniversários dos bairros de Boa Vista poderão ser incluídos no calendário municipal. Este é o objetivo do Projeto de Lei 198/2017, do vereador Júlio Medeiros (Podemos), aprovado em primeiro turno, nesta quarta-feira, 9, na Câmara de Boa Vista. A ideia é valorizar a história local e festejar as origens e a evolução histórica da capital, com ênfase nos bairros e moradores.

A proposta prevê que os aniversários poderão ser organizados por entidades públicas ou privadas e organizações sem fins lucrativos. As datas de fundação poderão ser consultadas na Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), pela Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Segundo a justificativa do projeto, a entidade que fará a homenagem deverá fazer um resgate histórico da origem e desenvolvimento do bairro, citando os principais moradores e reconhecendo seus relevantes serviços para a região.

Para Júlio Medeiros, “condecorar o morador mais antigo ou mesmo o cidadão que tenha prestado bons serviços é fazer com que cidadãos continuem a prestar seus serviços com empenho e dedicação”.

Segundo o vereador, a ideia de elaborar o projeto surgiu durante visita feita a Manaus, onde há a comemoração dos aniversários de bairro. “No dia do aniversário, a Câmara, os vereadores e a própria Prefeitura poderão promover ações que valorizem o sentimento familiar da comunidade”, explicou.

A proposta foi elogiada por outros vereadores, como Manoel Neves (PRB) e Rômulo Amorim (PTC). “Nos bairros, há pessoas que são fundadoras, chegaram no início dos bairros. Com esses festejos, elas se sentirão prestigiadas e lembradas. Essas comemorações reunirão vizinhos e moradores que não se conheciam, promovendo a união”, avaliou Neves.

O PL deve ser discutido em segundo turno na próxima terça-feira, 15. Se aprovado novamente, seguirá para a sanção da Prefeitura de Boa Vista. Antes de ir ao plenário, o projeto precisou da aprovação das comissões de Legislação, de Educação e de Economia.